sábado, 22 de outubro de 2011

Impostos


Enquanto uma minoria de brasileiros corruptos fica rica da noite para o dia, a maioria absoluta dos brasileiros vai ficando pobre em consequência dos desmandos governamentais. Aí, estão englobados os corruptos, os altos salários e os benefícios dados aos políticos de Brasília. Eles aumentam o próprio ordenado e continuam recebendo as vantagens que a seus cargos são concedidas. E ainda acham pouco.
Outro dia, li que o Brasil está parecido com a França de 1789, quando aconteceu a Queda da Bastilha, no dia 14 de julho, em Paris. Início da Revolução Francesa. A população menos favorecida se cansou da miséria em que vivia e ao mesmo tempo assistia com raiva e desprezo aos gastos abusivos dos nobres, cuja consequência recaía sobre ela que chegou à miséria. Os franceses, então, revoltaram-se, derrubaram a Bastilha, onde estavam os presos políticos, e invadiram o palácio. Muitas cabeças rolaram inclusive as dos reis Luiz XVI e Maria Antonieta. Lá, a guilhotina funcionou.
Discordo de tal comparação. O regime francês não era democrático. Os brasileiros não precisam chegar a tanto nem cabeças precisam rolar. O povo só tem necessidade de ser mais honesto naquilo que faz. Os “poderosos” não podem aceitar propinas para fechar os olhos diante dos absurdos governamentais nem a população carente vender seus votos em época de eleição. Para que isto não aconteça, os “poderosos” devem agir com menos ganância, respeitando o próximo, e os carentes têm que ser conscientizados da verdadeira situação em que vivem e por que vivem assim. Quem não sabe, precisa saber que num quilo de arroz está embutido o imposto, que em tudo que se compra e em todos os serviços prestados à população, como luz, água etc se pagam impostos, tanto faz que seja uma pessoa pobre, remediada ou rica. Mas no bolso do pobre o imposto pesa muito mais. É uma questão de esclarecimento.      Pense nisto!


quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O Brasil no Exterior


Há muitos anos que o Brasil é conhecido no exterior como o País do futebol. Mas desde o século passado que os desfiles das grandes escolas de samba tornaram-se uma atração turística. Estrangeiros e brasileiros vão ao Rio de Janeiro e a São Paulo durante o carnaval a fim de assistirem ao desfile dessas escolas de samba. Realmente é um espetáculo maravilhoso! Chega a ser emocionante. Feliz daqueles que podem vê-lo ao vivo.
Quanto à cultura, o nosso principal produto de exportação é a música. Cantores e compositores fazem sucesso no exterior desde a cantora Carmen Miranda nos anos 40. Depois veio o compositor Ary Barroso que viu sua música “Aquarela do Brasil” tornar-se representante do nosso País lá fora. Em 1960, a bossa nova chegou ao auge. Composições como “Garota de Ipanema”, de Vinícius de Moraes e Tom Jobim; “Manhã de Carnaval”, de Luiz Bonfá e Antonio Maria; e “Chega de Saudade”, de Vinicius de Moraes, são clássicos da canção mundial tanto quanto “Imagine ”, de John Lennon; “La Vie en Rose”, de Gilbert Becaud; e “Besame Mucho”, de Consuelo Velasquez.
Artistas brasileiros, que estiveram no exílio, na década de 70: Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque consolidaram suas carreiras, realizando com frequência turnês internacionais.
De uns anos para cá, o Brasil passou a ser conhecido no exterior também pela violência. Manchetes de jornais estrangeiros mostram a violência de todo o tipo que acontece aqui.
É triste acompanhar o crescimento desses males que assolam o Brasil! Corrupção é um ato violento praticado contra o povo. Ele é cometido silenciosamente.      Pense nisto!  

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Café


Entre os alimentos que fazem bem à saúde ou/e que a prejudicam está o café.
Os primeiros estudos são de 1820 quando a cafeína foi descoberta. Trinta anos depois, vários pesquisadores disseram que o aumento de úlceras, determinados tipos de câncer e má-formação fetal era causado pelo uso da cafeína. Daí iniciou-se o vaivém dos benefícios e dos males causados pelo café. Estudos científicos inocentaram o café, mas tempos depois tornaram a incriminá-lo.
Em 1958, o café foi liberado, vinte anos mais tarde voltaram atrás. Em 1990, novamente inocentaram o café, mas não devia exagerar na dose. Nos últimos anos, há estudos sobre os benefícios do café para a saúde, como o aumento da concentração, da memória e até redução nos sintomas de depressão. Pessoas com distúrbios gástricos ou cardíacos devem prestar atenção no uso do café.
Que confusão! Após tantas dúvidas, como ficamos? Só uma coisa está certa, não se pode mudar: o café é delicioso! E tem hora certa para ser bebido: depois de acordar, no meio da manhã, após o almoço e no meio da tarde.
Se você gosta de café como eu, o jeito é consumi-lo moderadamente.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Modismo


Várias palavras com outros significados, que fazem parte do vocabulário do povo brasileiro, são inseridas nos dicionários.
Escritores e poetas sempre criaram palavras bem encaixadas em seus textos. Eu nunca usei deste artifício por achar desnecessário, pois o idioma português é muito rico.
Mas o povo fala asneira que não pode ser levada em conta. Por exemplo: Vou estar fazendo o trabalho. Quando o correto é Vou fazer o trabalho. A primeira vez que ouvi a frase errada foi num consultório médico, dita pela recepcionista. Daí para frente, eu a tenho escutado em programas de televisão e em conversas no dia a dia. Isso não é modismo e, sim, desconhecimento da língua portuguesa.
Não concordo com modismo, principalmente quando se trata do nosso idioma.
E para piorar o abuso do gerúndio, diversos professores repetem as frases erradas!
Tenho ouvido também a palavra amor empregada no sentido de sexo (fazer amor). Absurdo! Amor é o principal sentimento e nasce com as pessoas.
Se à palavra amor já foi acrescentado o significado de sexo, eu não sei, mas lamento se aconteceu ou se acontecer!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

AMOR


Amor é o sentimento que devia manifestar-se no ser humano em todos os momentos de sua vida. Só assim, terminavam as maldades no mundo. Quem ama só realiza boas ações.
O apóstolo e pregador Paulo de Tarso ou São Paulo foi um dos mais influentes escritores do cristianismo primitivo. Ele escreveu também sobre o amor. Extraí um pequeno trecho: “O amor é paciente e bondoso. O amor não é ciumento nem orgulhoso. Não é grosseiro nem egoísta. Não se irrita nem fica magoado. O amor não se alegra quando alguém faz alguma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. O amor nunca desanima, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência.”.
Estas sábias palavras contem a essência do amor. O certo é que ninguém mata por amor, mas por ódio; ninguém prejudica o próximo por amor, mas por crueldade, inveja, ganância e falta de caráter. Quem desconhece o verdadeiro amor também sofre.  
No capítulo de sábado (8-10-11), da novela Morde & Assopra, houve uma linda prova de amor. O padre Francisco licenciou-se da Igreja a fim de decidir seu futuro: abandonar definitivamente o sacerdócio para casar-se com Melissa ou permanecer na Igreja consciente de sua vocação.
Melissa, diante do comportamento de Francisco no curto período de namoro, percebeu que ele estava no caminho errado. Tomou, então, a decisão certa. Renunciou àquele amor, afirmando ao sacerdote que ele veio ao mundo para dedicar-se a Deus, pois sua fé era muito maior do que o amor que ele sentia por ela.
Foi um momento emocionante de fé e de amor manifestado de várias maneiras.
Se o amor estivesse presente nas ações dos seres humanos, no mundo não havia tragédias nem tristezas!      Pense nisto!

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Variando sobre o mesmo tema - crianças e adolescentes


As crianças, para compensar os problemas diários de sua casa ou o que veem através dos meios de comunicação, devem ler bons livros, assistir a programas próprios para sua idade e brincar. Seria bom se pudessem conviver só com pessoas sem vícios e estudar em colégios que orientem a conduta de seus alunos. A preocupação com o futuro dos menores é de todos os cidadãos de bem.
De que adianta um menor avançar no tempo praticando atos impróprios para a idade?
A garota que engravida antes de estar preparada mental e fisicamente para ser mãe enfrenta muitas dificuldades. E o pai jovem demais vai sofrer por causa da responsabilidade assumida antes da hora.
Seria bom se as crianças voltassem a ser crianças, e que as meninas brincassem com bonecas de mentira e não de verdade! Os adolescentes precisam entender que a vida é um bem que Deus lhes deu e é muito boa, desde que eles sigam a ordem natural da evolução da vida. A garotada de hoje, na maioria, não espera o tempo passar normalmente para se desenvolver, estudar, amadurecer e ter filho. 
Continuo afirmando que a televisão com programas impróprios para crianças e adolescentes prejudica os menores com relação à educação, aos bons princípios e à violência. Quanto mais é mostrado na telinha o desrespeito aos familiares, os atos violentos, praticados ou não por crianças, a liberdade sexual, eles se repetem assustadoramente no dia a dia.
Os programas exibidos na televisão não são apropriados para grande parte dos telespectadores. Poucas emissoras ainda cuidam da integridade da família. Entre elas, destaco a Rede Vida.
Preservar do mal as crianças e os adolescentes é o caminho para a felicidade deles, da família, da cidade, do estado e do país!   Pensem nisto!