segunda-feira, 6 de agosto de 2012


O Maior Brasileiro de Todos os Tempos

Muito interessante essa ideia desde que a votação não permitisse que a pessoa votasse quantas vezes quisesse. Por causa disto, eu fiquei horrorizada ao ver o resultado dessa votação. Eu e muita gente! Cheguei à triste realidade de que os brasileiros, na sua maioria, não sabem o que é ser uma pessoa desprovida de vaidade, que se dedica a uma causa justa sem desejar recompensa para si e que seja patriota a ponto de morrer pela Pátria. Patriota, palavra desconhecida da maioria dos brasileiros de hoje. A prova disto é que a maioria não votou por merecimento e sim por simpatia.
Votar em artistas, esportistas e outros profissionais que se tornaram famosos e ricos por causa de seu talento é inadmissível.
E os políticos? É preciso que seja lido o currículo verdadeiro deles, sem omitir as mazelas, as falcatruas e as corrupções instaladas durante o governo. Um presidente que nada vê não podia ficar isento de responsabilidade.
Lamento que tantos brasileiros de grande valor tenham sido esquecidos!
Quanto à Irmã Dulce e ao Chico Xavier viveram para proteger os pobres, mas esta é a obrigação de quem se despe dos valores materiais para dedicar-se àqueles que precisam de ajuda, seguindo os ensinamentos de Cristo e colocando Deus acima de tudo. A eles o respeito e a gratidão do povo.
No meu entender, tirando os religiosos, ficaram três nomes livres de qualquer compromisso com lucros financeiros: Princesa Isabel, Santos Dumont e Tiradentes.
Princesa Isabel, ao assinar a Lei Áurea, sabia que a realeza teria fim no Brasil. Assim mesmo agiu em defesa dos escravos.
Santos Dumont era um homem rico e sonhador que graças à sua inteligência e às facilidades financeiras trabalhou em seus inventos e mostrou ao mundo que um aparelho mais pesado do que o ar podia voar.
Tiradentes, Mártir da Independência, demonstrou amar seu povo e sua terra com muita intensidade. Ele queria um povo livre, sem a opressão dos portugueses. Estes maltratavam a classe pobre, levavam para Portugal as riquezas do Brasil entre outros absurdos.
Tiradentes participou de um movimento em Minas Gerais – a Inconfidência Mineira – formada por verdadeiros patriotas.
Tiradentes assumiu toda a responsabilidade do movimento para que seu ideal não morresse junto com ele. Foi enforcado, tendo o corpo, esquartejado no dia 21 de abril de 1792. O sangue desse patriota não se derramou em vão porque a chama da Independência continuou espalhando-se por todo o País até o dia 7 de setembro de 1822 quando D. Pedro I proclamou a Independência do Brasil.
Tiradentes, homem simples, é considerado Patrono Cívico do Brasil e Herói Nacional. 21 de abril, dia de sua morte, Feriado Nacional.
Por tudo isso e muito mais, em minha opinião “O maior brasileiro de todos os tempos” é Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.