segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Moscou de hoje



Após a queda do comunismo em 1991, a Rússia desenvolveu-se, dando aos russos a liberdade tão sonhada. Por mais que a democracia (capitalismo) cause alguns problemas pra determinadas pessoas, ainda é o melhor regime político existente no mundo. Ninguém é feliz sob pressão, nem sob desmandos autoritários que só visam o bem dos políticos.
Moscou – Rússia – novo tempo – nova vida. Mesmo antes da mudança do regime, a Rússia começou a modificar-se, a fim de oferecer aos os russos uma vida melhor, sem o abuso da tirania.
Na capital vê-se hoje o contraste do comunismo. Igrejas destruídas e deixadas de lado quando da União Soviética foram reconstruídas e restauradas. A Catedral de São Basílio, obra do século XVI é um esplendor arquitetônico de diversas e coloridas cúpulas, incomparável em sua beleza. (Quando lá estive só pude apreciá-la do lado de fora, pois estava sendo restaurada, em 1989).
A construção de hotéis luxuosos e lojas modernas transformaram a vida dos moscovitas, de todos os russos que vão à capital e dos turistas. Agora, existem artesanatos de fabricação russa e não apenas as matrioscas (bonecas de madeira, encaixadas umas dentro das outras). Bares, discotecas e grandes clubes noturnos movimentaram as pacatas e tristes noites de Moscou. Já se encontram à venda nas belas lojas roupas típicas, de grifes, peças de antiquário e tapetes do Cáucaso.
Em Moscou há rede ferroviária, trens elétricos, metrô. Este denominado Palácio Subterrâneo inaugurado em 1935, com duas linhas. Atualmente, ele tem 12 linhas, sendo subterrânea a maior parte delas, com 188 estações. Em 2003, inaugurou-se uma estação com 84 metros de profundidade. O metrô de Moscou é diferente. As suas dependências são enfeitadas com lustres, esculturas, murais e mosaicos belíssimos. Vale à pena conhecer a Rússia, principalmente sua capital.
O país está livre da praga do comunismo que além de maltratar o povo, não o deixa crescer nem ter contato com o mundo.
A liberdade de pensamento, de palavras e de obras beneficia a população, pois qualquer pessoa tem chance de progredir na vida desde que saiba escolher seus governantes.  Pense nisto!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário