domingo, 31 de agosto de 2014

Televisão, Computador e Celular



A vida das crianças mudou muito. Apesar do progresso alcançado em todos os setores ficou ruim. Primeiro com o surgimento da televisão, depois veio o computador, mas pra culminar com o perigo que as envolve chegou o celular.
Na era da televisão, esta funcionava como “babá eletrônica” em diversos lares. A partir daí, principalmente em cidades grandes, as crianças preferiam assistir a qualquer programa televisivo a brincar com os amiguinhos ou ler.
O computador, um deslumbre! Pra criança, um perigo! Pro adolescente, um desastre! Conheci jovens que após a escola se sentavam em frente a um computador e só se levantavam pra jantar. Os pais ficavam desesperados, pois os filhos não estudavam mais. Por causa da obsessão pelo computador iam dormir de madrugada.
E pra completar a falta de atenção das crianças, dos jovens e até dos adultos o sensacional e misterioso celular. Sensacional, pois nele existe televisão, computador e muito mais; misterioso, não se sabe o mal que o pequenino aparelho pode causar à saúde.
Atualmente, raras pessoas não têm televisão, poucas são as que não possuem computador, mas celular está nas mãos dos pobres e dos ricos, arruinando o comportamento de grande parte das crianças e dos jovens. Muitos adultos também contraíram o que eu chamo de “bactéria celulariana”, transmissível pelo celular à maioria dos usuários que a torna dependente dele. Conversar com os amigos ou parentes que rodeiam essas pessoas, nem pensar! Em primeiro lugar está o aparelhinho de utilidades sem fim, do qual não desgrudam!
Eu, por exemplo, na televisão vejo filmes, jornais, algumas novelas e certos programas; no computador, faço trabalhos, pesquiso e divirto-me com os e-mails recebidos; quanto ao celular facilitou-me à comunicação.
Algo, porém, me preocupa: a ausência dos livros no dia a dia das crianças e dos jovens. A leitura faz bastante falta. Um bom livro é superior aos violentos programas apresentados na televisão e aos nefastos relacionamentos feitos através do computador. O somatório destes dois, acrescido de outras novidades acha-se o celular. É bem usado quando facilita o trabalho e mal usado quando prejudica a educação.  Pense nisto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário