quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Abraham Lincoln, um belo exemplo



O tempo passa, mas as boas ações dos grandes homens ficam marcadas na história e servem de exemplo às futuras gerações. Assim aconteceu com Abraham Lincoln, filho de lavradores que com esforço próprio estudou e formou-se em advocacia. Ocupou a presidência dos Estados Unidos de 1861 a 1865, tendo sido reeleito em 1865. Proibiu a escravatura naquele país. Um defensor da escravidão assassinou-o no dia 14 de abril de 1865.
Sua pobreza nunca foi desculpa pra que ele não estudasse. Quando jovem pedia livros emprestados e lia-os depois das tarefas diárias. É considerado um dos inspiradores da moderna democracia e uma das maiores figuras da história americana.
Você sabe que tipo de democracia existe no Brasil? Com certeza não é o da Cartilha escrita por Abraham Lincoln. Vamos conferir?

"Não criarás a prosperidade se desestimulares a poupança. Não fortalecerás os fracos se enfraqueceres os fortes. Não ajudarás o assalariado se arruinares aqueles que o pagam. Não estimularás a fraternidade humana se alimentares o ódio de classes. Não ajudarás os pobres se eliminares os ricos. Não poderás criar estabilidade permanente baseada em dinheiro emprestado. Não evitarás dificuldades se gastares mais do que ganhas. Não fortalecerás a dignidade e o ânimo se subtraíres ao homem a iniciativa e a liberdade. Não poderás ajudar os homens de maneira permanente se fizeres por eles aquilo que eles podem e devem fazer por si próprios."   Abraham Lincoln

É como eu digo: “Não dê peixe ao homem, mas ensine como pescá-lo”; não proteja uns em detrimento dos outros; não tente encobrir a realidade com pequenos atos; não roube dos cofres públicos pra não empobrecer o povo; não se aproveite de gente simples nem beneficie alguns pra conseguir o poder; não aja veladamente contra a democracia, regime que dá oportunidade a todos; não demonstre ser pobre ou simples que isto não mostra a capacidade administrativa de ninguém.
Eleitor chega de iludir-se com palavras e atos eleitoreiros! Na hora de votar procure um candidato que tenha um passado político de trabalho. Não se deixe envolver por promessas de candidatos que aparentemente se mostram interessados no povo. Chegou o momento de votar certo pra melhorar a situação de todos os brasileiros. Pense nisto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário