Recebi um e-mail contando como vive bem o povo alemão. Aí, pensei: Num país de 356.733 km2 , com 82,2 milhões de habitantes, é fácil mantê-lo limpo, organizado. Menos gente pra educar, menos espaço pra cuidar. Alemanha é um pouco maior do que o estado de Goiás. Tentei justificar a grande diferença entre o Brasil e a Alemanha: O território brasileiro tem 8.514.876 km2 e população de 190.755.799 habitantes. Que diferença! Impossível torná-lo igual à Alemanha?
A diferença começa com o sistema político. Lá é uma República Federativa com sistema de governo Parlamentarista. País democrático, economia forte, um dos mais desenvolvidos do mundo.
Na Alemanha para conseguir a carteira de motorista é preciso passar quatro anos na escola; não há pedágios; as estradas são ótimas e modernas; carros ficam nas ruas à noite, menos nas calçadas; os caixas automáticos são colocados nas calçadas, funcionam dia e noite; os jornais ficam empilhados ao lado de uma caixinha com dinheiro, e o comprador faz o próprio troco; nas estações do metrô não há catraca, compra-se o bilhete, mas não tem a quem mostrá-lo. Percebe-se que na Alemanha não existem assaltos. E as pessoas obedecem às normas estabelecidas.
Por amor ao Brasil, tentei desculpar a diferença social... Mas, de repente, caí na dura realidade e pensei: Apesar de o nosso território ser muito extenso, ele tem vários administradores, e em número excessivo: senadores, deputados e vereadores, além de muitos Ministérios, mais do que o necessário. Cada estado tem o seu governador, cada cidade, o seu prefeito. Todos unidos poderiam trabalhar honestamente pelo povo, mas não o fazem! Por quê?... Lembrei-me! A maioria só quer ganhar mais e mais, e o desrespeito às leis e a desonestidade imperam!
Em Brasília, os políticos estão sempre aumentando os próprios salários. Beneficiam-se de regalias desnecessárias ao bom desempenho de sua obrigação para com o povo, que os elegeu esperançoso de dias melhores.
Na cidade Riolândia – SP – os vereadores, imitando Brasília, aumentaram abusivamente o próprio salário (116%). Os aumentos de salários dos políticos e as regalias dos de Brasília são um acinte à pobreza que existe em nosso País.
Muita coisa precisa mudar para que o Brasil seja parecido com a Alemanha! Igual? Nunca! Parecido já está de bom tamanho! No entanto, só um milagre fará isso acontecer, uma vez que a maioria absoluta dos brasileiros aceita os absurdos governamentais que acontecem no País, principalmente em Brasília. Pense nisto!
Nenhum comentário:
Postar um comentário