sábado, 24 de setembro de 2011

Monteiro Lobato e "O Presidente Negro"


O Brasil é um país de pouca memória. No que se refere à literatura, o escritor Monteiro Lobato ainda está na lembrança de muitas pessoas por causa do programa “Sítio do Pica-Pau Amarelo” (TV Globo) baseado em sua obra infantil. O programa teve início em 1977. Desde então, foi reprisado e refeito com novos atores.
Monteiro Lobato adivinhava o futuro, e alguns de seus livros provam o dom do autor. No romance, “O Choque das Raças ou O Presidente Negro”, publicado em 1926, a história é narrada pelo personagem Ayrton. Ele conta que um negro é eleito presidente dos Estados Unidos, tendo disputado os votos com uma mulher e com o presidente candidato à reeleição. Lobato só errou quanto ao ano da eleição.
Da ficção de Monteiro Lobato em 1926 à realidade em 2009, oitenta e três anos se passaram. Naquela época, um negro candidato à presidência dos Estados Unidos, nem pensar! E o racismo? No entanto, desde janeiro de 2009, o negro Barack Obama preside a maior nação do mundo.
Grandes brasileiros que fizeram a história do Brasil são da raça negra. Ninguém pode ser valorizado pela cor da pele e, sim, pela dignidade, inteligência, capacidade e comportamento íntegro.
Se nos Estados Unidos ainda existe preconceito racial, não sei, mas o certo é que a maioria mostrou igualdade das raças na escolha do presidente por considerá-lo mais apto para o cargo. Ou será que o resultado da eleição americana foi um milagre? Para Deus os homens são iguais.     Lembre-se disto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário