quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O Brasil no Exterior


Há muitos anos que o Brasil é conhecido no exterior como o País do futebol. Mas desde o século passado que os desfiles das grandes escolas de samba tornaram-se uma atração turística. Estrangeiros e brasileiros vão ao Rio de Janeiro e a São Paulo durante o carnaval a fim de assistirem ao desfile dessas escolas de samba. Realmente é um espetáculo maravilhoso! Chega a ser emocionante. Feliz daqueles que podem vê-lo ao vivo.
Quanto à cultura, o nosso principal produto de exportação é a música. Cantores e compositores fazem sucesso no exterior desde a cantora Carmen Miranda nos anos 40. Depois veio o compositor Ary Barroso que viu sua música “Aquarela do Brasil” tornar-se representante do nosso País lá fora. Em 1960, a bossa nova chegou ao auge. Composições como “Garota de Ipanema”, de Vinícius de Moraes e Tom Jobim; “Manhã de Carnaval”, de Luiz Bonfá e Antonio Maria; e “Chega de Saudade”, de Vinicius de Moraes, são clássicos da canção mundial tanto quanto “Imagine ”, de John Lennon; “La Vie en Rose”, de Gilbert Becaud; e “Besame Mucho”, de Consuelo Velasquez.
Artistas brasileiros, que estiveram no exílio, na década de 70: Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque consolidaram suas carreiras, realizando com frequência turnês internacionais.
De uns anos para cá, o Brasil passou a ser conhecido no exterior também pela violência. Manchetes de jornais estrangeiros mostram a violência de todo o tipo que acontece aqui.
É triste acompanhar o crescimento desses males que assolam o Brasil! Corrupção é um ato violento praticado contra o povo. Ele é cometido silenciosamente.      Pense nisto!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário