segunda-feira, 9 de abril de 2012


MEU NOME É YAN (Sou o cachorrinho mais levado do planeta)


“Dos cães, às vezes, perdemos a confiança, nunca o amor! Mas sempre nos perdoam, pois sabem que somos imperfeitos.”    André Dorta   *




16

Gente, eu reconheço que fui terrível! Agitação e teimosia fizeram parte de minha infância. E Nelma sempre agiu como se fosse um guarda-costas do sexo feminino! Vocês precisam vê-la em ação: anda perto de mim, corre quando eu corro, para quando eu paro, tenta não me deixar abocanhar nada. É ou não é guarda-costas? Isto acontece até hoje. Pois bem, numa noite, ela vacilou. Quando tirou o que restava da planta de minha boca, eu já engolira uma folha. Na madrugada, acordei e lati durante quatro horas sem parar. Tudo que Nelma fez pra me acalmar foi em vão. Lembrou-se da tal planta e supôs que meu comportamento fosse causado pela ingestão da mesma. Em voz alta, indagou: “Será que o Yan engoliu uma planta alucinógena?” Após passar aquelas horas de horror, dormi o dia inteiro e quase não me alimentei. À noite, ainda ouvi:
– O Tostão nunca fez algo que colocasse sua vida em risco, e você ultimamente não faz outra coisa!
Tostão de novo? Minha dona não se esquece dele nem me deixa esquecê-lo. Mas existe algo que faço, e ele não fazia. Quando sinto fome, levo meu pratinho até onde Nelma está. Ela sorri, pois sabe o que eu quero. Vai à dispensa e põe ração no prato. Embora não goste de comê-la pura, devoro-a num instante. Quem aguenta ficar com o estômago vazio?
-- * --
Minha dona também não é perfeita. Prometeu-me uma a festa de aniversário e não cumpriu com a promessa. Nem se justificou por que falhou comigo.
Puxa! Eu não devia reclamar! Nelma mudou um de seus costumes por minha causa. Dormia tarde e levantava-se tarde. Hoje, às sete horas, basta eu pôr as patinhas dianteiras em sua cama, do lado em que ela está, e latir baixinho que se levanta e me leva ao quintal. Apesar de fazer minha vontade, não perdeu o hábito de reclamar.
Kika e Cacau amam a Nelma e são correspondidas. Eu prefiro a Cacau. Ela demonstra gostar de mim. As duas cachorras dão-se muito bem. Sempre as vejo atravessando o quintal em disparada. Brincando ou descansando, as duas percebem qualquer barulho estranho e logo avisam latindo sem parar. Infeliz de quem entrar no quintal sem ser convidado! Uma novidade: Cacau parou de fazer arte.
No próximo capítulo encerro minhas confidências que envolveram vários vizinhos. E por falar em vizinho, o Zeus está sendo adestrado numa cidade perto daqui. Às vezes, vem passar o fim de semana com o dono.

Na 4ª–feira, nosso derradeiro encontro.
* Professor e consultor de Informática nascido em São Paulo.


MEU NOME É YAN (Sou o cachorrinho mais levado do planeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário