quarta-feira, 11 de abril de 2012


MEU NOME É YAN (Sou o cachorrinho mais levado do planeta)


“Acredito que os cães podem falar, mas para não se envolverem nas mazelas humanas, preferem latir.”     Victor Hugo  *   



 17

De vez em quando, fico perto de Cacau e Kika. Esta quando me vê se afasta da gente. Aí, aposto corrida com a Cacau. É lógico que ela ganha a competição. Pudera! É muito maior do que eu! Nelma diz que Kika é bonita, tem olhos tristes e sonhadores, seus pelos foram pintados com delicadeza. Eu digo que Cacau é linda, tem olhos alegres e atrevidos, seus pelos foram pintados numa só cor em nuanças harmoniosas.
O banho das duas do quintal acontece em nossa casa. Por que falei banho? Lembro-me de Melissa, responsável pelo meu sufoco semanal. Felizmente, minha dona não pode ler pensamentos e, assim, não fica brava comigo, pois considera Melissa uma excelente profissional. Como dizem: “Pimenta nos olhos dos outros não arde”.
Kika e Cacau tomam banho numa boa. Nelma e Ju encarregam-se da higiene delas. Depois de secas, usam um perfume que foi comprado pra mim.
Nós três temos algo em comum, compreendemos a linguagem do pessoal de casa. Eu mais do que elas. Minha dona justifica isso dizendo que é por causa da convivência que tenho com o ser humano. Imagine! Discordo dela. Entendo as pessoas e me faço entender por ser muito inteligente. Algumas até conversam comigo. Mas Nelma é a única que se familiarizou com meu modo de transmitir o que pretendo. Ela afirma: “Os cães falam na linguagem deles.”
Zeus ainda não voltou pra casa. Toquinho e Coda continuam se estranhando. Quando Toquinho vai passear com seu dono usa coleira e guia. Fica tão importante!... 
Estou com um ano e três meses e ainda faço arte, minha dona reconhece que é com moderação. Mudei bastante. Se repreendido, eu obedeço.
Será que me transformarei no cãozinho sonhado pela Nelma? Francamente, não sei! O tempo dirá. Ah! Ia me esquecendo. Minha dona diz que sou muito inteligente. Afinal, reconheceu o que sempre esteve tão claro. Só não diz se sou mais inteligente do que o Tostão. Epa! Agora, fui eu que me lembrei dele. Deixa pra lá!
Eu e Nelma agradecemos ao professor André as belas fotos que ilustraram esta história.
Amigos, eu estou triste, pois nossos encontros terminaram. Foi rápido o período em que passamos juntos na telinha dessa invenção maravilhosa, o computador.
Gostaria de saber o que acharam do cachorrinho mais levado do planeta e... quase perfeito. O que vocês disserem, Nelma revela pra mim. Acreditem!
Assim que tiver novidades, volto pra lhes contar. É uma promessa!
Até de repente e não se esqueçam do Yan! Tchau!... au... au... au...

“Chegará o dia em que o homem conhecerá o íntimo de um animal. E nesse dia todo o crime contra um animal será um crime contra a humanidade.” Leonardo da Vinci *  *

* Escritor, poeta e dramaturgo francês.
* * Pintor, inventor, engenheiro, matemático, escultor, naturalista, poeta e músico italiano.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Neide, que prazer foi acompanhar as descobertas e travessuras do seu lindo cãozinho. Achei a narrativa deliciosa, desta forma entendo que crianças e adultos irão se encantar com o Yan.
      Ah, e o Toquinho fazendo farol no espaço do Yan!
      Adorei!!!
      Desejo a você o sucesso que seu livro merece.
      Parabéns.

      Excluir