segunda-feira, 2 de abril de 2012


MEU NOME É YAN (Sou o cachorrinho mais levado do planeta)

“Cães têm uma forma de encontrar as pessoas que deles necessitam, preenchendo um vazio que nem sequer elas sabem que tem.”    Thom Jones * 




13


Em uma noite enluarada, eu, minha dona e Clô estávamos na varanda. Depois de andar um pouco, de cheirar as plantas, deitei-me aos pés de Nelma. Esta falou emocionada: “O Yan deu vida a minha vida!” Gostei, porém causou-me admiração, pois repreendia meus atos e fazia queixas de mim. Com certeza, desejava que eu fosse um cãozinho educado...
Nelma tem diversas manias. Uma delas: Quando se encontra no escritório trabalhando não gosta de ser interrompida. Certa vez, estava mergulhada no computador, e eu queria brincar. Entrei no escritório correndo e latindo na tentativa de chamar sua atenção. Pra livrar-se de mim, deu-me um ossinho. Má ideia! Não demorou e se arrependeu do que fez. 
Vocês conhecem osso próprio pra cães? O ossinho que recebi era do meu tempo de bebê e estava esquecido em minha gaveta. Eu tenho uma gaveta pra guardar meus pertences. Nelma entregou-me o osso a fim de que a deixasse em paz. Mais tarde lembrou-se dele e foi procurá-lo. Vasculhou a casa e não o encontrou. Olhou-me com expressão de dúvida e perguntou:
– Yan, você engoliu o ossinho?
É claro que não obteve resposta. Calado estava calado permaneci. Ela ficou desesperada ante sua suspeita.
No exato momento em que eu era indagado a respeito do osso, minha madrinha chegou. Ao saber do ocorrido, abriu-me a boca, apertou-me a garganta e concluiu que eu tinha engolido o osso. Nelma mais desesperada ficou.
Mara acertou, o osso desceu e parou no estômago. Foi sem querer, juro! A madrinha procurou acalmar a amiga dizendo que o osso não me causaria dano, ia desmanchar-se antes da primeira evacuação. Minha dona continuou nervosa. E eu não entendia o motivo de tanto barulho.
– Quando o Yan vai tomar jeito? – perguntou irritada.
– Tenha paciência, Nelma! Lembra-se do cãozinho de minha sobrinha, o Baco, da mesma raça do Yan, que de vez em quando passa uns dias comigo?
– Impossível esquecê-lo! É um Shih-tzu lindo e comportado! Muito diferente do Yan!
– Baco também foi levado; depois de adulto dorme o dia inteiro.
Como minha dona é exagerada, hem? Falar que o outro é muito diferente de mim: lindo e comportado! Ele pode ser tranquilo, porém mais bonito do que eu, duvido!
As duas prosseguiram conversando, e eu, o alvo das reclamações de Nelma.

Outra perigosa travessura na 4ª-feira.
* Cantor nascido no País de Gales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário