quarta-feira, 7 de março de 2012

MEU NOME É YAN (Sou o cachorrinho mais levado do planeta)

"O próprio homem não pode expressar amor e humildade por sinais externos, tão claramente como um cachorro, quando ele encontra seu amado mestre. Charles Darwin* 



                                                   2

Vários dias se passaram, e minha tristeza foi aumentando. Certa manhã ensolarada, eu escutei uma voz que não me era estranha:
– Ele ainda está aí?
O dono da loja respondeu:
– Está sim, Dona Nelma! Mas se a senhora quiser esperar por uma fêmea dentro de quarenta e cinco dias lhe trago uma.
Puxa vida! Até o dono da loja estava contra mim! Mas tive uma surpresa. Nelma segurou-me no colo, acariciou meus lindos pelos e exclamou:
– Coitadinho! Tanto tempo preso neste cercado! Vou levá-lo!
Oba! Que decisão certa! Comecei a gostar dela. Afinal me deu valor! Não lati agradecendo porque ainda não sabia latir.
O dono da loja levou-nos pra casa de Nelma, minha nova e definitiva residência. Assim esperava! No caminho, os dois conversavam. Nelma afirmou:
– Não sei qual nome vou dar a ele, se fosse fêmea tinha uma lista de nomes.
De novo ela demonstrou sua preferência. Não aprovei! O rapaz então tentou ajudá-la:
– Eu tenho um Shih-tzu de nome Yan.
– Bonito! – elogiou Nelma.
Ela pesquisou no computador, a fim de saber o significado de Yan. Descobriu que o nome de origem hebraica significava “deus é gracioso”. Realmente eu era gracioso. A partir daí, fiquei conhecido como Yan.
De acordo com meus dois meses e meio, eu fazia xixi a toda hora, em qualquer lugar; o cocô, duas vezes ao dia. Nelma já tinha experiência, pois cuidou de um pequinês de nome Tostão que viveu dezessete anos e ficou famoso por suas peripécias. A vida desse cachorrinho foi contada em dois livros de história pra crianças.
Nelma costumava dizer que sua tranquilidade terminou no dia em que lá cheguei.
Imaginem que eu ainda era bebê, e o vigor de minha infância estava prestes a explodir. Quando explodisse, como Nelma reagiria? Fiquei meio apreensivo. Mas logo descobri que ela era exagerada! Vocês vão ver!
Embora as pessoas daquela casa me tratassem bem, havia algo no ar que me deixava intranquilo.

Aprender ou não? Na próxima 6ª-feira.
* Cientista, naturalista e escritor inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário