sábado, 24 de março de 2012

MEU NOME É YAN (Sou o cachorrinho mais levado do planeta)

"Se você não tem um cachorro – pelo menos um –, não há necessariamente alguma coisa errada em você, mas pode haver alguma coisa errada em sua vida."
Vincent Van Gogh *




9


Nelma sabia quase tudo a respeito de meus ancestrais que tiveram um início de vida romântico e quase acabaram tragicamente. Ela prosseguiu com a narrativa. Eu e Mariana estávamos atentos.
– No início do século passado, esses pequenos animais foram criados por ricas famílias chinesas. Mas ao ser a China invadida pelo Japão, em 1937, a raça quase desapareceu. Só não foi extinta porque criadores ingleses haviam importado vários Shih-tzus.
– Importado? – perguntou Mariana.
– Os ingleses compraram na China os cães Shih-tzus evitando assim sua extinção.
– Ainda bem! Já imaginou se não existisse essa raça, o Yan não teria nascido?
Nelma sorriu e concordou:
– É verdade, Mariana! Já me acostumei com Yan. Lamento que não seja obediente!
– Ele é tão carinhoso!
E sou mesmo! Deixei-as naquele bate-papo e sem alternativa fui beber água no meu bebedouro. Estava com sede.
Tenho outra amiga, a Mara, a gente se conheceu na loja. Lembram-se? Ela é minha madrinha e de vez em quando vem me visitar. Amei o presente que me deu. Coloquei-o junto de meus brinquedos espalhados pelo chão.
-- * --
A tristeza acompanha a felicidade porque a vida não é feita só de alegria, escutava a Nelma falar. E não é mesmo, tive de concordar.
Numa das visitas à médica veterinária, ficamos sabendo que eu precisava ser operado. Além de ter uma hérnia, tinha um testículo interno. Uma semana após essa conversa, voltamos à clínica. Fui internado. Uma jovem levou-me para um cubículo com grade que ficava num salão enorme onde havia outros cachorros na mesma situação, isto é, enjaulados. Não gostei do local. As horas passavam devagar. Mais tarde, um rapaz de roupa branca carregou-me até à sala de cirurgia. De repente, tudo escureceu. Dormi. Ao acordar estava novamente na jaula. No outro dia, Nelma foi buscar-me; assustou-se quando viu meu olho esquerdo muito vermelho. Perguntou:
– Que aconteceu com o olho do Yan? Também foi operado? – desdenhou.
– A doutora explica pra senhora o que aconteceu – respondeu a jovem que estava comigo no consultório.

Na 2ª-feira (26/03/12), superação.* Pintor holandês.

Um comentário: