quarta-feira, 21 de março de 2012

MEU NOME É YAN (Sou o cachorrinho mais levado do planeta)


“Gatos amam mais as pessoas do que elas permitiriam. Mas eles têm sabedoria suficiente para manter isto em segredo.” Mary Wilkins *





8

Temos outro vizinho, o gato Belão. Ele é semelhante ao gato das Florestas Norueguesas. Conta Nelma que Belão ficava na nossa varanda namorando a Dandara que o olhava através da tela que cobre a janela do escritório. Após alguns minutos de troca de olhares, a gatinha descia da janela, deixando Belão com cara de bobo. Ele então ia embora.
Pra enriquecer ainda mais a vizinhança chegou Zeus, um Golden Retriever. Ele foi morar na casa de Belão. Como será que o gato vai tratá-lo?
Nelma acha todos os animais domésticos bonitos, principalmente eu. Fiz amizade com o Coda e com o Zeus. Eles na calçada, e eu protegido pela tela que cobre a metade da grade do jardim.
-- * --
Nelma também pesquisou no computador minha origem. A raça Shih-tzu é o símbolo do amor impossível. Ela contou a Mariana que há muitos e muitos anos uma princesa chinesa e um jovem mongol (povo existente no Tibet) se apaixonaram, mas como esse amor era impossível, eles resolveram perpetuá-lo através de dois cães, um Pequinês, originário da China, e uma Lhasa Apso, do Tibet. Do cruzamento desses dois cães surgiu a raça Shih-tzu, este nome é do dialeto chinês antigo e significa “cão leão”.
– É verdade, Nelma? – quis saber Mariana.
– Existem muitas lendas sobre a origem da raça Shih-tzu.
– O Yan é tão fofinho!
Mariana olhou-me com carinho passando a mão nas minhas costas. Sua amizade é sincera. A garota gosta de mim e de minha dona, e nós gostamos muito dela.
Nelma levantou-se e disse:
– Vou fazer um suco de limão. Mariana fique de olho no Yan. Já volto!
Engraçado! Por que todos têm que tomar conta de mim? Não demorou, Nelma trouxe uma bandeja com uma jarra, dois copos e um prato com biscoitos. Pelo cheiro, eram de nata, os que raramente Ju me dá escondido de Nelma. Esta encheu um copo de suco e entregou à Mariana, depois se serviu, e eu, nada! Fitava-as com vontade de beber o suco e saborear os deliciosos biscoitos. Nenhum pedacinho de biscoito caiu no chão. Fiquei com água na boca.

Não percam! Nelma vai contar a tragédia que envolveu meus antepassados na 6ª-feira próxima.
* Escritora americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário